Varizes e Vasinhos

Dr. Vitor C. Gornati

O que são varizes?

As varizes são dilatações e tortuosidades de veias superficiais das pernas. Nos dias de hoje, são problemas de grande importância pela sua alta incidência, pelo incômodo que causam, pela dificuldade em encontrar o tratamento adequado. Além da questão estética, elas podem ser dolorosas e causar complicações como manchas ou feridas, sangramento, erisipelas e inflamações (flebites).

Tanto mulheres quanto homens são afetados, e costumam ter restrições que vão desde a dificuldade em expor as pernas (por “vergonha” da aparência) até o prejuízo das atividades do dia-a- dia (por sintomas nas pernas). Vários estudos mostram uma elevada taxa de faltas ao trabalho e mesmo aposentadoria precoce de pessoas jovens em fase produtiva da vida por complicações de varizes.

Como (e por que) surgem?

Quando caminhamos ou realizamos exercícios, acontece a contração dos músculos da perna, que favorece a volta do sangue ao coração.

Essa situação não é observada quando ficamos parados, seja em pé ou mesmo sentados, com as pernas imóveis.

Além desse problema postural, uma parcela da população nasce com alterações nas parede e válvulas das veias que propiciam o surgimento das varizes, dependendo de fatores desencadeantes, que iniciam o processo.

Destacam-se como desencadeantes as atividades profissionais que mantém as pessoas paradas ou sentadas por longos períodos, a obesidade, a gestação, por ser um período da vida da mulher no qual o útero comprime a veia cava e dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração, e as doenças que acometem as veias profundas dos membros inferiores ou seus músculos, como a trombose venosa profunda (TVP).

Sintomas

Muitas pessoas podem ficar sem sintomas por um longo tempo e as varizes e vasinhos aparecem apenas como uma queixa estética.

Quando os sintomas surgem, podem ser uma sensação de peso, dor e cansaço que piora nos finais dos dias, no verão e no calor, e quando se fica muito tempo em pé ou sentado. No caso das mulheres, menstruação e gravidez pioram os sintomas também.

Estes sintomas costumam diminuir com o andar e desaparecer totalmente ao deitar.

Diagnóstico

As varizes são facilmente diagnosticadas através da conversa com o paciente e do exame físico minucioso, sendo necessário geralmente a complementação com ultrassom doppler venoso das pernas, e eventualmente da pletismografia, exame que avalia a variação do volume das pernas.

Tratamento

Existem vários procedimentos para tratar as varizes e os vasinhos, dependendo de características das varizes, dos sintomas/queixas e das condições clínicas da paciente. Esses tratamentos vão desde a aplicação e esclerose de vasinhos com glicose hipertônica, polidocanol ou espuma, até o tratamento cirúrgico.

Este pode ser realizado através da extração das veias varicosas e da safena, se ela for acometida ou através da ablação da safena com Laser ou Radiofrequência, métodos modernos que viraram primeira opção na maioria dos casos nos Estados Unidos e Europa, por oferecer o mesmo resultado com menor dor e recuperação mais rápida que a cirurgia convencional.

Procure seu Cirurgião Vascular para mais informações!

Start typing and press Enter to search